Michael Joe Jackson Nós Te Amamos!

Nós Te Amamos!

Frei Betto.


Frei Betto: Morrer é transvivenciar

Rio – A morte nem sempre manda aviso-prévio. Se uma celebridade deixa a vida por acidente, como Ayrton Senna e Lady Di, ou por causa inesperada, como Michael Jackson e Amy Winehouse, as redações precisam ter pronto o perfil biográfico do falecido.

Sim, sabemos todos que ninguém é imortal. Em determinado dia, mês e ano, cada um de nós deixará este mundo. O que choca é ver alguém morrer antes do tempo… Sobretudo quando se respira uma cultura de preconceito à velhice.

Chamar, hoje, alguém de velho é uma ofensa. No máximo, admite-se ‘idoso’. E haja eufemismos para qualificar quem passou dos 60: terceira idade, melhor idade.

Como velho que sou, rejeito tais artimanhas da linguagem. Se é para inventar eufemismo, melhor ser realista e considerar nós, velhos, a turma da eterna idade, já que estamos naturalmente mais próximos dela…

Nossa cultura pós-moderna lida muito mal com a morte. Busca ansiosamente o elixir da eterna juventude: academias de ginástica, anabolizantes, macrobiótica, cirurgias plásticas etc.

O mundo desencantou-se, disse Max Weber. Religiões e ideologias estão em crise. Pouco se pergunta pelo sentido desta vida e, portanto, muito menos o que nos espera na outra.

As escolas deveriam educar seus alunos sobre os ritos de passagens inevitáveis ao longo da vida. Eles aprenderiam que a morte não merece credibilidade porque, em si, não existe. Existem a passagem para quem se foi e a perda para quem ficou.

Não gosto do verbo morrer. Prefiro transvivenciar. Por uma questão de fé e sentimento. A vida é um milagre excepcionalmente belo para enclausurar-se nos poucos anos que nos são dados viver. Acredito que, ao sair do casulo, todos haveremos de virar borboletas — o que é ainda mais belo e promissor.

Frei Betto é escritor, autor do romance ‘Minas do Ouro’

Fonte: O DIA IG em http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/html/2011/10/frei_betto_morrer_e_transvivenciar_199530.html

Minha consideração:

O que ele escreveu é muito lindo  e emocionante!  Beijos Marila Hoppe


17/10/2011 - Posted by | Uncategorized

2 Comentários »

  1. Essa visão dele é linda,eu também acredito que nós não morremos e sim que vamos para um lugar muito melhor,o que morre na verdade é só o corpo pois a alma é eterna.

    Comentário por Marcella Jackson | 17/10/2011 | Responder

    • Com certeza, vamos para um lugar bem melhor! A alma é eterna!

      Comentário por marilahoppe | 17/10/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: