Michael Joe Jackson Nós Te Amamos!

Nós Te Amamos!

Tremor Essencial!


Gente eu tenho Tremor Essencial desde pequena, por isso eu gostaria de deixar um pouco de explicação sobre o que é o Tremor Essencial, porque sempre perguntam se estou nervosa, se tenho Parkinson, se estou com frio e outras perguntas do tipo, espero que agora as pessoas possam compreender melhor o Tremor essencial.

O que é o Tremor Essencial?

O tremor essencial é uma desordem monosintomática e benigna do movimento, de origem neurológica, muito comum. Chama-se “essencial” porque não existe uma única causa desta doença. Não é causado por outra doença neurológica ou como efeito colateral de uma medicação. Hoje, no entanto, há fortes evidências de que o tremor essencial seja uma doença heterogênea e lentamente progressiva, podendo causar importante diminuição da qualidade de vida de alguns pacientes.

O tremor essencial afeta geralmente as mãos, mas pode também atingir a cabeça e a garganta, o rosto, o maxilar, a língua, a voz, o tronco e, raramente, as pernas e os pés. O tremor pode traduzir-se por um “balancear do corpo para a frente e para trás ” movimento produzido por contrações incontroláveis e involuntárias dos músculos. A severidade dos tremores pode variar extremamente de hora a hora e de dia para dia. Algumas pessoas experimentam o tremor somente em determinadas posições – é o chamado tremor postural. O tremulo se experimenta ao escrever ou ao comer é chamado tremor cinético ou ação específico. A maioria das pessoas com tremor essencial têm simultaneamente tremor postural e cinético. O tremor aumenta sempre quando o indivíduo está estressado ou passando por uma situação estressante.

O tremor essencial não evolui para o Mal de Parkinson, são doenças diferentes não havendo uma ligação entre elas. Há um padrão genético familiar e até o momento há três loci cromossômicos relacio¬nados ao tremor essencial, são eles: cromossomo 3q13 (ETM1), 2p22 (ETM2) e 6p23.

Assista ao vídeo sobre a manifestação clínica do Tremor Essencial:

O tratamento medicamentoso é feito com alguns medicamentos como: propranolol, mas a gabapentina, o topiramato e o alprazolam são opções terapêuticas. A cirurgia está indicada para casos graves e refratários. No entanto, muitos pacientes não respondem bem a medicação e a cirurgia se torna um tratamento mais invasivo e aplicado nos casos em que não há mais solução e o comprometimento do indivíduo é total.

Estudo realizado com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) nos Estados Unidos, em 2007, mostrou um possível alvo terapêutico para o tratamento do tremor essencial de ação que é causada por hiperexcitabilidade do córtex sensório-motor. A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) foi aplicada em 30 pacientes no cortéx pré-motor em duas regiões diferentes,M1 e PMC, que consistia em 1800 pulsos, em baixa intensidade (1 HZ), a 90% do limiar motor do paciente. O resultado mostrou controle do tremor postural em 90% dos casos na aplicação no cortéx pré-frontal PMC. Foi percebido, também, melhora funcional com aplicação de 20 sessões com 2 sessões diariamente(1).

Para maiores informações sobre Tremor Essencial, Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e Neurologia entre em contato com a Clínica Higashi – Rio de Janeiro – pelo telefone (21) 3439-8999.

Leitura Complementar:

1. Houdayer E, Devanne H, Tyvaert L, Defebvre L, Derambure P, Cassim F.. Low frequency repetitive transcranial magnetic stimulation over premotor cortex can improve cortical tremor. Clin Neurophysiol. 2007 Jul;118(7):1557-62.

Fonte: Clínica Higashi em http://www.estimulacaoneurologica.com.br/Noticias.aspx?cod=23&noticia=Tratamento%20com%20Estimula%C3%A7%C3%A3o%20Magn%C3%A9tica%20Transcraniana%20%28EMT%29%20no%20Tremor%20Essencial

Também tem a entrevista do neurologista Vladmir Garcia, ele explica muito bem o que é o Tremor Essencial.

Agora vou deixar com vocês a cartilha que minha amiga Alessandra Trindade fez, é importante que você leia para entender melhor uma pessoa que tem Tremor Essencial.

Se você está recebendo este folheto, provavelmente reparou que alguém está tremendo.

 Essa pessoa tem TREMOR ESSENCIAL.

 “Tremor essencial? Nunca ouvi falar!”

 O que é Tremor Essencial?

Tremor Essencial é uma condição neurológica que causa tremor das mãos, cabeça, voz, pernas e/ou tronco.

 Caracteriza-se por um tremor variável em intensidade, que afeta a coordenação motora fina e se manifesta mais claramente quando a pessoa faz algum movimento (exemplo:  pegar um copo d’água, assinar um cheque, etc.).

 Trata-se de um tremor sem causa conhecida,  geralmente causado por fatores hereditários (genéticos), daí porque também é conhecido como “tremor familiar”.

 Nem todo tremor é Tremor Essencial. Existem mais de 20 tipos de tremores diferentes.

O Tremor Essencial é diferente do tremor causado pela Doença de Parkinson, por exemplo.  Nesta, entre outras características, o tremor é grosso e de repouso, ou seja, o tremor não para quando há apoio (ao contrário do Tremor Essencial, que diminui ou para quando os membros não estão contra a gravidade)

O Tremor Essencial pode começar a se manifestar em qualquer idade, desde a infância até a velhice,  afetando homens e mulheres de todas as raças, em qualquer lugar do mundo. Estima-se que existam pelo menos dez milhões de norte-americanos com essa condição. Não há estatísticas que determinem o número de brasileiros afetados pelo Tremor Essencial.

 Tratamento

No momento, não há cura para o Tremor Essencial. O tratamento nem sempre é necessário. Se o tremor prejudicar a sua capacidade de realizar tarefas diárias ou de conviver socialmente, a opção de medicamentos via oral pode reduzir até 50% dos tremores. Em casos de tremor incapacitante, o médico pode sugerir técnicas cirúrgicas.

 Assim, em regra, o portador de Tremor Essencial:

– NÃO tem doença de Parkinson;

– NÃO está com frio;

– NÃO está com medo;

– NÃO está prestes a sofrer um colapso na sua frente;

– NÃO está nervoso;

– NÃO está sofrendo abstinência de substâncias como álcool e outras drogas;

– NÃO está excitado sexualmente

– NÃO tem uma doença contagiosa

– NÃO é louco

Situações que pioram o tremor:

– Algumas emoções, como ansiedade, timidez, medo, etc.

– Extremos de temperatura (muito frio ou muito calor)

Como lidar com o portador de TE

– Não tenha pena de mim – Aja como você agiria diante de qualquer outra pessoa;

– Não subestime o portador de Tremor Essencial. Somos capazes de realizar a maioria das atividades. Se eu precisar de ajuda, pedirei.

– Se você quiser me fazer sentir mais confortável, ofereça-me canecas, copos e talheres pesados;  não sirva bebidas até a borda. Canudos de plástico costumam facilitar meus movimentos;  apoio para a escrita, como mesas ou balcões, também.

– Não zombe de mim – Os preconceitos, o deboche, as piadas são frutos da ignorância de quem discrimina e ridiculariza o que lhe parece estranho. Em vez de zombar do outro, tente conhecer mais sobre o distúrbio e enxergar a pessoa além da sua condição.

– Não me julgue incapaz de realizar tarefas que exijam coordenação motora, porque posso desempenhar a maioria delas.

– Olhe para o que temos em comum – Todas as pessoas são diferentes em alguns aspectos e semelhantes em outros. Em vez de voltar a sia curiosidade exclusivamente para o tremor, procure conhecer outras características da pessoa que treme, como ideias, gostos, personalidade, interesses, etc.

 – Aproxime-se – Sorria, cumprimente, converse. Alguns portadores de Tremor Essencial acabam se tornando tímidos, à primeira vista podem parecer antipáticos ou até mesmo virem a desenvolver fobia social. Mesmo que internamente tenhamos vontade de nos aproximar, nem sempre é uma tarefa fácil para nós.

– Dose sua curiosidade – Lembre-se: o maior prejuízo para o portador de Tremor Essencial é SOCIAL.  Assim, evite olhar com estranhamento ou ficar encarando quem está tremendo. É desagradável ser olhado como um objeto exótico que desperta curiosidade e espanto. Lembre-se que você está olhando para outro ser humano

– Espalhe informação e ajude a combater a ignorância.  Quanto mais pessoas souberem da existência dessa condição, menos estranha ela parecerá.

 Fonte: Alessandra Trindade na página Tremor Essencial do Facebook.

Minha consideração:

Eu tenho Tremor Essencial desde pequena, já passei por várias situações em que as pessoas ficam me perguntando se estou nervosa, se estou com frio, se tenho Parkinson, acho que se o Tremor Essencial fosse divulgado mais,  feito o Parkinson e outras doenças são divulgadas, as pessoas não teriam mais esse preconceito e não nos deixariam desconfortáveis com esses tipos de perguntas, portanto estou fazendo a minha parte e divulgando aqui no meu blog sobre a doença Tremor Essencial!

Beijos Marila Hoppe

Anúncios

04/09/2012 - Posted by | Uncategorized

10 Comentários »

  1. Amiga!

    Você tendo ou não, esta ou aquela condição física ou neurológica – prá mim o que importa é a sua pessoa no todo – não acho que seja mais importante enxergar uma ou outra ‘falha’ ou ‘defeito’ que o valha – temos que ver que somos imperfeitos e não devemos julgar, nem sobrepujar ninguém – somos sim, filhos de DEUS cada um com suas diferenças – mas todos com seu valor.

    Isto é o que importa – enxergar a alma e sentir o coração uns dos outros.

    Beijos e conte sempre comigo.

    Susiblue

    Comentário por Susiblue | 05/09/2012 | Responder

    • Susiblue
      Hoje em dia eu sei viver bem com o tremor essencial, e é bem isso não devemos julgar ou sobrepujar as pessoas. Só queria explicar o que é o tremor para as pessoas entenderem melhor, porque quase não é divulgado pela mídia. Você é uma ótima amiga e é bom saber que posso contar contigo, obrigada por tudo, você também pode sempre contar comigo!
      Beijos

      Marila Hoppe

      Comentário por marilahoppe | 05/09/2012 | Responder

  2. Querida Marila, passei aqui só para saber como você está, ultimamente é muito difícil falar com você por causa da sua correria nos seus estudos, Um grande abraço <333, WH7M

    Comentário por whateverhappens7m | 05/09/2012 | Responder

    • Whatever
      Está tudo bem comigo, hoje eu tive um dia de descanso porque não tinha aula, mas sempre lembro de ti e das meninas, saudades! Beijos

      Comentário por marilahoppe | 05/09/2012 | Responder

      • Pelo fato de eu ter pressão baixa, então eu sinto muito frio poi isso que eu fico tremendo, sinto a sua falta Marila no seu blog quando a gente se falava mais. Paz! WH7M

        Comentário por whateverhappens7m | 06/09/2012

      • Amiga eu ando sumida do blog por causa dos estudos e tenho muitas saudades de conversar contigo e as meninas e os meninos daqui, era muito bom quando a gente tinha esse tempo livre, te adoro amiga! Beijos

        Comentário por marilahoppe | 06/09/2012

  3. Imagine não ser capaz de segurar um copo, amarrar o laço de seu sapato ou preencher um cheque. Para pessoas com a doença de movimento, conhecida como tremor essencial, tarefas simples que requerem uma boa coordenação motora, tornam-se extremamente difíceis, muitas vezes até impossíveis.

    Comentário por mercadeo internet | 05/09/2012 | Responder

    • Verdade, é bem complicado, ainda mais quando fica mais atenuado o tremor, é difícil das pessoas entenderem, por isso eu pensei em colocar aqui no blog. Abraços

      Comentário por marilahoppe | 06/09/2012 | Responder

  4. Tambem tenho tremor essencial, e trabalho em laboratório de analises clinicas ( olha a encrenca), ansiedade, nervoso, ressaca, noites mal dormidas, frio, calor, alimentação fora do horario, só pioram nossos sintomas.
    As pessoas ficando reparando só aumenta, rsrs. As vezes pergunto pq comigo (?), as vezes penso, se nõa tivesse isso seria um profissional ainda melhor… Busco sempre q posso na internet alguma novidade pro tratamento, apareceu agora a estimulação magnetica, quem sabe isso possa aliviar nossas vidas desse desconforto

    Comentário por idalmo | 24/11/2012 | Responder

    • Idalmo eu não sabia da estimulação magnética, que bom que você me falou, vou pesquisar agora, valeu a dica, mas isso tudo que você disse eu também passo, faço faculdade, mas as vezes tem as pessoas que ficam perguntando e é ruim responder as vezes e só piora isso. Mas com certeza você é um ótimo profissional em sua área, sucesso sempre! Uma ótima semana! Beijos Marila Hoppe

      Comentário por marilahoppe | 26/11/2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: